sexta-feira, 1 de março de 2013

os mais




Kin, um filho de lavrador, fica amigo de Zuvuya, um príncipe maia, sobrinho do rei Pacal e filho do sacerdote Zupan. Mas na civilização maia esse contato entre nobres e lavradores não era permitido: Kin seria educado para continuar no ofício do pai, enquanto Zuvuya seria preparado para tornar-se rei um dia. Apesar de ambos não concordarem com essa separação imposta pela sociedade em que vivem, estão inseridos em uma das mais intrigantes culturas da Antiguidade e precisam decidir se a respeitam ou se mudam a História. Os contrastes sociais, a cultura maia, com seus deuses, rituais, arquitetura, símbolos etc., e muitas curiosidades sobre esse povo da civilização antiga são alguns dos assuntos abordados pelos autores neste quarto volume da Coleção Por Dentro da História.

O leão da noite estrelada

Capa do livro O leão da noite estrelada 
 

Uma história vem sempre de muito longe. O leão da noite estrelada, segundo Ricardo Azevedo, surgiu, primeiro, de um texto que não foi adiante: a história de um jacaré que lutava contra sua imagem de malvado, herança de seu pai. Depois, de uma série de noticias de jornal, recortadas pelo autor, falando de animais selvagens que, de uma forma ou de outra, apareceram, de repente, na cidade grande: jacarés praticando natação no rio Tietê; jibóias enviadas vivas pelo correio; gafanhotos invadindo a boca de cantores de rock no meio do show; famílias de cachorros-do-mato-vinagre procurando comida nas ruas do centro, entre muitas outras. Por outro lado, depois de assistir ao filme A última tentação de Cristo, de Martin Scorcese, surgiram várias ideias, principalmente quanto ao conflito do homem que se sente obrigado a liderar e, ao mesmo tempo, anda cheio de dúvidas. Da mistura de tudo isso nasceu este livro.
Poesia:  A Escola
                                                                     Paulo Freire
                                     


"Escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz."



 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

OS PATINHOS- ( Profª LUANA T. BENINI DIAS)

Cinco Patinhos
Cinco patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só quatro patinhos voltaram de lá.

Quatro patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só três patinhos voltaram de lá.

Três patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só dois patinhos voltaram de lá.

Dois patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só um patinho voltou de lá.

Um patinho foi passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas nenhum patinho voltou de lá.

A mamãe patinha foi procurar
Além das montanhas
Na beira do mar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
E os cinco patinhos voltaram de lá.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A CANOA VIROU - ( Profª Eli )

A canoa virou 
Por deixá-la virar 
Foi por causa da "Fulana"
Que não soube remar 
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar 
Tirava a "Fulana"
Do fundo do mar

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Mariela a cobra banguela - ( Profª Eli )


                           
MARIELA ERA UMA COBRA
COM MANIA DE SER GENTE
NÃO GOSTAVA NEM UM POUCO
DE SER SÓ SERPENTE.
FICAVA OLHANDO AS CRIANÇAS
BRINCANDO PELO QUINTAL
QUERIA SER UMA DELAS
MOSTRAR QUE ERA A TAL.

FAZENDO BOLAS ENORMES
COM SUA GOMA DE MASCAR
MARIELA, TODA PROSA,
SAÍA A PASSEAR.
NAS FESTAS DE ANIVERSÁRIO
IA TODA RADIANTE
COMIA UM BRIGADEIRO
TOMAVA REFRIGERANTE.
TAL QUAL ALGUMAS CRIANÇAS
NÃO CUIDAVA DE SEUS DENTES
NEM LEMBRAVA DA ESCOVA
QUE GANHARA DE PRESENTE.
UM DIA, ASSIM DE REPENTE
MARIELA DESCOBRIU
QUE UM DOS SEUS LINDOS DENTES
SEM MAIS NEM MENOS, CAIU.
E LOGO CAÍRAM OUTROS
DEIXANDO A NOSSA MARIELA
SEM PODER MORDER MAIS NADA:
ERA UMA COBRA BANGUELA...
[Guido Heleno]


Desenvolvimento:
Explorar a poesia;
Confecção do arquivo;
Confecção da cobra Mariela para deixar na sala;
Confecção da cobra Mariela para levar para casa;

Obs: Com os alunos menores os pais podem fazer o registro no arquivo  por meio de relato, fotos...com os maiores a criança pode escrever, desenhar....usar a criatividade.

Informes para a familia para anexar no arquivo:

SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS


Este arquivo servirá como registro das visitas da cobra Mariela, assim vamos conhecê-la melhor e poder passar um tempinho com ela. 

Mariela foi confeccionada com um velcro com intuito de poder abri-la e colocar comida (papel ...kkkkk),trabalhando assim coordenação motora,alimentação...
A criança levará Mariela para casa magrinha e terá de trazê-la gordinha kkk...A criança levará também um arquivo no qual a família relatará tudo o que fez com Mariela. Cada criança poderá ficar 2 dias com a Mariela.

Objetivos:

·         Despertar sonhos e fantasias;
·         Trabalhar o respeito aos animais;
·         Trabalhar saúde, alimentação;
·         Trabalhar valores como: cuidado, respeito, amizade, afetividade, atenção...
·         Envolver a família.
*  Mostrar às crianças a importância de uma boa higiene bucal, e as consequencias de sua falta.


Com a sua participação o nosso trabalho será um sucesso!


Contamos com vocês para juntos construirmos histórias. 


Carta da Mariela

                                              Olá amiguinhos!!!



Eu me chamo Mariela a cobrinha banguela


Vocês conhecem minha história e eu conheci cada um de vocês, quero agora conhecer sua casa, seus brinquedos, seus familiares, ser sua amiga (o), e juntos vivermos muitas aventuras.
Mas não esqueça que sou de pano, você deverá ter os seguintes cuidados comigo:
Evite me sujar, me molhar;
Tenha carinho comigo;
Ah! Não se esqueça das minhas refeições, adoro comer papel, me alimente e trate-me muito bem, pois, ficarei com você 2 dias, e quando retornarei a nossa salinha tenho que estar bem gordinha...
Peço para sua família relatar tudo o que eu e você fizemos juntos, pode ser fotos, desenhos...


Não me esqueça em casa, pois todos os coleguinhas querem me levar também.

Seja responsável!!!



                                         Um abraço do meu tamanho

                                                                                        MARIELA